A sintonia e a empatia que existe entre mães, pais e filhos é realmente uma coisa de outro mundo. O cuidado, a atenção e a educação recebidas seguem com eles durante toda a vida. Por isso é sempre importante buscar novas informações e aprendizados sobre como educar nossos filhos, não é mesmo?
Quando falamos em educação, a grande dúvida é: usar violência ou não? As conhecidas palmadas, que nos últimos dias foram assunto até nas instâncias governamentais, são realmente necessárias?
Encontramos um livro que pode nos ajudar a responder essas perguntas. Ele é fruto da experiência das autoras Ligia Moreiras Sena (autora do blog Cientista Que Virou Mãe) e Andréia Mortensen (moderadora da página Crescer Sem Violência) na criação de seus próprios filhos e frente à moderação de diferentes grupos de incentivo à disciplina positiva e educação não violenta. Veja a sinopse (para comprar é só clicar na imagem abaixo):
"Palmadas educam? Como disciplinar as crianças com amor e respeito, excluindo qualquer possibilidade de violência? Como mudar o estilo de cuidado parental e criar um ambiente amoroso? O que é ensinado às crianças quando se usa a violência contra elas? O que mostram as pesquisas dos últimos anos sobre as consequências da violência praticada por pais e cuidadores? De onde vem a agressividade parental? Por que as "birras" acontecem? Como corrigir os filhos adequadamente? Que tipo de vínculo você pretende criar com eles?
Alguns adultos dizem "eu apanhei e sobrevivi". Mas sobreviver é o bastante? Quebrar o ciclo da violência é possível?
Este livro responde a todas essas perguntas, feitas diariamente por milhares de famílias, em linguagem acessível, prática e objetiva, com depoimentos reais de mães. As causas e as consequências da violência parental contra a criança são discutidas pelas autoras com amor, afeto e ciência."
Gostaram da dica?
Uma ótima leitura! =)
Sem comentários:
Enviar um comentário