quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Marcas do que se foi:

Sonhos que vamos ter! É assim na gestação. Sonhamos com aquele pequeno bebê, que depois de nascer, deixa marcas no nosso corpo. Essas podem ser vistas como um símbolo do amor e doação. Olha só a matéria linda que o site Folha Social publicou: 

"A gestação muda – e muito – as nossas formas e curvas. As marcas da maternidade podem ser as mais diferentes possíveis. Estrias, seios caídos, barriga flácida, a cicatriz de uma cesárea desejada ou não, enfim, a maternidade é transformadora em todos os sentidos.

Segundo médicos e obstetrizes, o corpo da mulher demora até um ano para voltar ao ‘normal’ após um parto. Antes disso, não adianta buscar milagres nem se sentir ‘menos mulher’ ao ver aquela famosa postar nas redes sociais uma foto com barriga chapada 15 dias depois de ter um filho.

A prioridade da mulher no pós-parto deve ser cuidar daquele serzinho que depende exclusivamente dela e fugir dos esteriótipos de beleza. A amamentação, sem dúvida, é a melhor forma de perder peso de forma natural, orientam os médicos. Mas, uma coisa é certa: nosso corpo – e  até a nossa alma – nunca será como antes.  E quer saber de uma coisa? Que bom…

Mulheres anônimas ou não têm participado do projeto “Birth Marks – Marcas de Nascença”, divulgando suas fotos em um grupo criado pelo Facebook. Fotos profissionais ou auto-retratos feitos de forma amadora, com o uso até de celulares, são postadas com pequenos relatos dessas mães sobre as suas experiências pós-maternidade.

A ideia é uma só: mostrar que somos humanas. A fotógrafa Leticia Valverdes, 41, resolveu fotografar mulheres de verdade, de carne e osso. “Na era do Photoshop, é um desafio mostrar a mulher sem maquiagem, sem manipulação e pós-produção. São mulheres orgulhosas dos  corpos que fabricaram, carregaram e alimentaram outros seres humanos”, diz Letícia, mãe de três crianças.

O projeto começou em abril deste ano quando Leticia resolveu se auto-fotografar. Depois, chamou uma amiga e o projeto passou a crescer. Ao reunir imagens na página do Facebook, a fotógrafa pretende nos próximos meses fazer seções fotográficas com as colaboradoras do projeto. “Queremos futuramente fazer uma exposição e um livro reunindo as histórias e as fotos”, conta."


Gostaram do texto? Qual é a experiência de vocês na pós-maternidade?

Abraços! ♥

Sem comentários:

Enviar um comentário