segunda-feira, 11 de novembro de 2013

ZzZzzZZzZ


O sono dos bebês é a coisa mais gostosa de se ver né? Mas para os papais de primeira viagem esse momento pode ser um tormento: como lidar com uma noite cheia de "dorme e acorda"? Como escutar quando o bebê chora? Alguns optam por colocá-lo na cama do casal. Mas, especialistas afirmam que isso é muito perigoso, pois pode causar o sufocamento do bebê, principalmente nos primeiros meses. Uma opção é colocar o berço no mesmo quarto e dividir a tarefa de acordar no meio da noite com o parceiro. Tente não deixar no carrinho, pois ele não oferece uma superfície reta e firme para o sono mais prolongado do bebê.

Além dessas dicas, a Academia Americana de Pediatria (AAP) oferece outras recomendações. Dá uma olhada:

- Dormir de barriga para cima: sempre! É a posição mais segura. A criança respira melhor e tem menos risco de engasgo - caso vomite, ela vai girar a cabeça para o lado.

- De barriga para baixo, só quando acordado - deixar o bebê alguns minutos de barriga para baixo diariamente é importante para ajuda o desenvolvimento motor e muscular e a minimizar o risco de plagiocefalia - quando o crânio do bebê tem alguma deformidade pela pressão que sofre em apenas um dos lados. Mas sempre, sempre, sempre com você ao lado dele!

- No berço, só o bebê - bichos de pelúcia, travesseiros ou qualquer objeto solto devem estar fora do berço, inclusive protetores. Além do risco de asfixia, acumulam ácaros. O cuidado vale para roupas de cama, que devem ser presas embaixo do colchão.

- Não exagere no cobertor - seu filho deve estar vestido de maneira confortável para o clima do dia. Segundo a AAP, a criança deve estar com uma "camada" a mais de roupa do que você. Apenas isso! Também não deve cobrir a cabeça nem as mãos do seu filho, pois é pelas extremidades que ele regula a sua temperatura.

Curtiu? A gente aprendeu essas dicas lá no site da Revista Crescer. =)
Até mais!

Sem comentários:

Enviar um comentário